top of page

O DNA do Brasil vem da necessidade de reconhecimento de politica pública e privada de formação de base esportiva inclusiva para o país, impulsionado pelas Olimpíadas Rio 2016. Uma forma de materializar as ações desenvolvidas pelo Instituto, governos, entidades de classe, gestores e profissionais de esporte ao longo dos anos.

 

O Programa é estruturado na Detecção de Talentos para Esporte e Vocação Profissional, balizado em um método científico nas áreas que tem nos seus fundamentos os seguintes pressupostos: avaliação biológica, psicológica, sociológica, vocacional e motora.

 

Tem como base o apoio aos Estados brasileiros na inclusão social, formação de atletas, adequação e criação de infraestrutura esportiva, detecção de talentos esportivos, orientação vocacional, implantação de sistema de gestão de centros esportivos, disseminação das metodologias de atletas olímpicos, publicação de livros para professores e alunos da rede pública de ensino e criação de uma campanha social para envolvimento da população.

 

O objetivo do programa é ser referência no país, nas questões que envolvam sustentabilidade social, instrumentalizando pessoas, empresas e organizações não governamentais.

Galeria de imagens

1

NÚCLEO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

É um programa de treinamento esportivo que busca instruir e detectar talentos em crianças e adolescentes, sobretudo os de baixa renda, oportunizando o aprimoramento técnico em federações, confederações e instituições ligadas ao esporte.

Com a descobertas desses talentos, buscamos promover a qualidade dos treinos com materiais esportivos de alto rendimento, bem como acompanhamento de técnicos específicos da modalidade, os quais possuem grande percepção para diversas modalidades, alem da prática diária com aplicabilidade de planos de treinos específicos da disciplina esportiva.

 

Os alunos de Iniciação esportiva passarão pelos testes de Detecção e Desenvolvimento de Talentos-DNA do Brasil e por seletivas de  modalidades existentes nos Centros Esportivos objetivando detectar talentos esportivos, os quais atestarão suas habilidades com possíveis encaminhamentos para Federações, Confederações e grandes Clubes.

 

Alem da descoberta dos talentos esportivos para treinamento de modalidades para alto rendimentos, esses alunos receberão orientações de conscientização e reconhecimento de valores morais e éticos, fundamentais para formação de um futuro atleta.

ENCAMIINHAMENTO ESPORTIVO

O encaminhamento para a iniciação desportiva dos alunos será realizado através da plataforma IDECACE. Respeitando os resultados obtidos no protocolo do programa de Detecção e Desenvolvimento de Talentos Esportivo. A equipe técnica junto à comissão científica classificaram os alunos que obtiveram os melhores resultados nos testes propostos pelo programa indicando para a modalidade esportiva que mais se adequa ao perfil apresentado de acordo com os resultados obtidos nos testes. Os critérios serão formalizados de acordo com a modalidade de cada Centro Olímpico e Entidade Desportiva que tenha interesse em nossos desportistas e/ou encaminhamentos para outras modalidades dentro dos centros esportivos.

 

O processo de Detecção e Desenvolvimento de Talentos do Instituto IDECACE, programa DNA DO BRASIL, é realizado através de um conjunto de ações educativas, pedagógicas, esportivas e sociais. Esse processo se inicia com o acolhimento do aluno ao meio esportivo, atendimento psicossociopedagógico, acompanhamento de desempenho através de testes físicos e motores, detecção de talentos para o esporte por meio de filtragem de dados e encaminhamento profissional e esportivo através de acompanhamento de resultados em competições. O processo é realizado em jovens de 06 á 17 anos.

 

A partir dos resultados dos testes os alunos/avaliados serão encaminhados para uma segunda modalidade que mais se adequa ao seu perfil  para possíveis mudança e/ou 2ª modalidade com envolvimento dos professores e família em todo processo de encaminhamento esportivo. Esse encaminhamento

 

A equipe técnica, junto aos treinadores e Doutores,  pesquisam e buscam informações, através dos dados obtidos nas coletas de dados e experiência nas atividades diárias, a respeito das habilidades físicas com objetivo de criar modelos e parâmetros lógicos para o bom rendimento desportivo.  O protocolo está em constante desenvolvimento com pesquisas e avaliações para encaminhamentos Esportivo no próprio Centro de Treinamento, Entidades Esportivas, Clubes, Programas de Treinamento, Federações, Patrocínios/Entidades privadas.

CONTATO

St. de Clubes esportivos sul

Trecho 2 - Conjunto 1 - Lote 10

Asa sul, Brasília-DF

CEP 70200-001

61 3386.7087

contato@idecace.org.br

bottom of page